O que é boulder? – Fatos interessantes sobre este esporte independente
Bouldering não é a forma mais antiga de escalada, mas talvez seja a mais moderna. Não requer paredes altas ou nós intrincados. Bouldering é praticado em grupos com outras pessoas e pode levar a bons contatos sociais. Bouldering é a forma mais comum de escalada indoor, especialmente nas cidades. É uma ótima maneira de se exercitar, aprender ou apenas se divertir. Gostaria de experimentar e depois descobrir mais sobre …
O que é bouldering?
Bouldering é escalada sem o uso de cordas ou arreios. Portanto, as paredes de pedra são mais curtas, geralmente com menos de 6,1 m de altura. Embora nenhum equipamento seja necessário para escalar, a maioria dos escaladores usa sapatos de escalada para firmar os pés e giz para evitar que as mãos escorreguem. Esteiras de boulder ajudam a prevenir lesões causadas por quedas, o que é a norma e não a exceção, visto que o escalador não é sustentado por nenhuma corda.
Bouldering é escalada sem o uso de cordas ou arreios
Você também pode praticar boulder na sala de escalada
Breve história do bouldering
Bouldering foi inicialmente fundado como um método de aperfeiçoamento da técnica de escalada para escaladores esportivos e montanhistas. O esporte não apenas ajuda os escaladores de topo a praticar movimentos específicos com o mínimo de esforço, mas também ajuda a melhorar a resistência e aumentar a força dos dedos.
No entanto, desde 1900, o boulder se tornou um esporte independente e os “problemas” (ou agarres) individuais do boulder são classificados de acordo com seu grau de dificuldade. Para os “problemas” mais comuns hoje em dia, a escala V ou a escala da fonte costumam ser usadas.
Nos anos 1900, o boulder se estabeleceu como um esporte independente
Os problemas de Boulder são classificados de acordo com seu nível de dificuldade
Nível de dificuldade
A dificuldade de problemas de bouldering pode ser avaliada em 2 escalas diferentes – a escala da fonte e a escala V. Desta forma, os problemas de boulder ao ar livre são avaliados e comparados. No entanto, as academias de escalada podem ter seu próprio sistema, como percursos de cores diferentes para dificuldades diferentes.
A dificuldade de problemas de bouldering é avaliada em 2 escalas diferentes
Cada cor representa um certo nível de dificuldade
Escala V – A escala mais comum na América do Norte, Astralia e Oceania
A escala V é comumente usada na América do Norte e na Oceania. Ele começa em V0 e conta progressivamente: V1, V2, V3 … e assim por diante. Mesmo os problemas de V0 podem ser exigentes. Alguns problemas básicos têm um grau “VB”, o que significa que o problema é mais simples do que V0. A extremidade superior da escala está aberta. O problema de bouldering mais difícil do mundo é “Burden of Dreams”, que corresponde a um nível de dificuldade de V17.
Um “+” ou um “-” pode ser adicionado após a classificação, tornando um V5 mais fácil do que um V5 +, mas mais difícil do que um V5-.
A escala V é usada principalmente na América do Norte, Astralia e Oceania
Comece com as rotas mais fáceis na sala de escalada
Escala de fonte – a escala de classificação mais comum na Europa e na Ásia
Começa em 1, embora problemas com notas abaixo de 3 sejam raros. E os problemas de boulder classificados com 6 ou um nível de dificuldade superior recebem uma letra de “A” a “C”. Os sinais de mais também são adicionados para subdividir ainda mais as notas. Por exemplo, um problema 6A + é mais difícil do que um que é classificado 6A.
Os valores da escala da fonte podem, entretanto, ser convertidos em valores da escala V e vice-versa. Burden of Dreams, o problema de boulder V17 mencionado acima, é um 9A na escala da fonte.
A escala da fonte é usada por pedregulhos na Europa e na Ásia
Compre sapatos de escalada confortáveis
E use giz para escalar
A prática cria mestres
segurança
As paredes de pedregulho geralmente não têm mais de 6,1 m, o que torna o esporte muito mais seguro do que escalada solo livre. Mesmo assim, ferimentos leves como tornozelos e pulsos torcidos são comuns entre pedregulhos. Isso ocorre porque os problemas de escalada são geralmente mais complexos do que outras disciplinas de escalada, o que leva a quedas mais frequentes. Em segundo lugar, os escaladores de pedra geralmente caem no chão porque não são suportados por uma corda ou cabo de segurança.
Bouldering é mais seguro do que escalada solo livre
Para minimizar os ferimentos, os pedregulhos colocam almofadas de proteção perto da área da rocha para permitir uma aterrissagem mais suave em caso de queda. Você também pode ter um ou mais observadores. Isso ajuda a redirecionar o escalador para as almofadas. Boulderers geralmente usam as mesmas técnicas de queda que são usadas na ginástica. Para diminuir a queda, posicione-se de forma que, ao pousar, o impacto seja distribuído por todo o corpo para evitar ossos quebrados.
Existem também várias técnicas de queda que podem ser usadas para evitar lesões corporais
O que esperar ao tentar o boulder pela primeira vez?
Aprender a fazer pedregulho é um processo. Um dos princípios básicos do boulder é aprender os movimentos corporais específicos do esporte, como manter os quadris próximos à parede e não segurar as alças excessivamente.
Também existe um componente mental. Você precisa aprender a acalmar sua mente quando estiver muito longe do solo. Uma parede interna de pedras oferece uma excelente oportunidade de aprendizado para iniciantes.
Bouldering é um esporte intenso que fortalece músculos, tendões e ligamentos
Os corredores de escalada variam dependendo da localização, mas os “problemas” geralmente são codificados por cores. Comece com problemas simples para desenvolver suas habilidades. Se a academia usa as escalas de classificação mencionadas acima, procure os problemas de bouldering marcados como “V0” ou “4”.
Parede de escalada até a altura do salto
Espere se sentir cansado rapidamente. Bouldering é um esporte intenso que fortalece músculos, tendões e ligamentos que você provavelmente não usará em outras áreas de sua vida. E isso só vai acontecer com o tempo.
Se você tentar muito no início, isso pode causar lesões que só retardarão seu progresso. Portanto, tenha cuidado e divirta-se fazendo isso!
Você também pode praticar boulder com seu filho
Desfrute de boulder com amigos ao ar livre!