Proteínas vegetais: quais alimentos são boas fontes de proteína?
Fontes vegetais de proteína? Uma comparação crítica com a competição “animal”!
Todos nós precisamos de muitas proteínas na vida cotidiana. No entanto, isso é especialmente verdadeiro para pessoas que são muito ativas todos os dias e, portanto, precisam de uma nutrição muito boa. As proteínas podem ser ingeridas de muitas formas diferentes.
Mas importa o tipo de proteína que consumimos? Faz diferença se estamos lidando com proteínas vegetais ou animais?
Boas proteínas são responsáveis pela construção muscular
Precisamos de ambos os tipos ou as proteínas vegetais podem substituir as proteínas animais??
Abaixo estão algumas respostas e dicas relacionadas a esta discussão.
Boas fontes de proteína
Proteínas vegetais ou animais?
Existem diferentes subdivisões entre as proteínas. As proteínas são baseadas nos chamados aminoácidos proteinogênicos. Eles se dividem em grupos diferentes. A distinção entre aminoácidos essenciais e semi-essenciais é importante para a nossa questão. Basicamente, precisamos disso do primeiro grupo para nossa dieta saudável. O outro tipo só é necessário ocasionalmente e em certas situações.
Vegetais ricos em proteínas
Os aminoácidos essenciais são mais abundantes nas proteínas vegetais. O argumento de muitos especialistas contra as dietas veganas e vegetarianas é baseado neste fato.
Você pode realmente fornecer ao seu organismo aminoácidos essenciais suficientes, mesmo sem produtos de origem animal. No entanto, isso requer muito conhecimento, variedade e disciplina na nutrição. É importante combinar cuidadosa e corretamente os aminoácidos.
Em última análise, a falta de um aminoácido em um produto deve ser compensada por sua ausência em outro.
8 produtos ricos em proteínas
Produção de proteínas e aminoácidos em nosso organismo
A falta de um aminoácido em nosso organismo também pode ser compensada de outra forma em nosso organismo. Como é que isso funciona? Se você fornecer ao seu organismo produtos fitoterápicos suficientes, ele será capaz de produzir aminoácidos essenciais por conta própria.
Saudável e forte por meio da dieta certa
Exemplos de combinações bem-sucedidas de proteínas
Sem a pretensão de ser exaustivo, damos alguns exemplos de combinações de proteínas particularmente bem-sucedidas. Um muito forte é aquele entre cereais e leguminosas. Em alguns casos, esta proteína pode ser mais forte do que a animal.
Boas combinações de proteínas vegetarianas são feijão com torrada ou queijo, sanduíche com manteiga de amendoim, aveia com leite (leite de soja ou de vaca), arroz com ervilha ou feijão.
Sanduíche com manteiga de amendoim para o pequeno apetite
Aveia com leite
Opiniões antiquadas e modernas
Costumava-se acreditar que você deveria consumir muita proteína em todas as refeições. Esta suposição não foi confirmada pela nova pesquisa. Pelo contrário: os recursos proteicos acumulam-se abundantemente no nosso organismo e aí permanecem por muito tempo.
As proteínas são abundantemente armazenadas em nosso organismo
Encontre fontes vegetais de proteína de alta qualidade
Como acabamos de dizer, a chave do sucesso está em combinar bem as fontes de proteína. Além disso, este último deve ser da melhor qualidade. Coloque ênfase em sua dieta em produtos como nozes, sementes, culturas de feijão, produtos de soja. Os grãos também são especialmente importantes.
Superalimentos – sementes e nozes
As nozes são muito ricas em proteínas vegetais
Alimentos diferentes contêm proteínas diferentes. Eles contêm seus próprios aminoácidos. Portanto, a chave para uma nutrição adequada é adquirir conhecimento adequado sobre eles. Há informações suficientes sobre isso na literatura de fácil acesso e em várias fontes de informação na Internet.
Acima de tudo, certifique-se de que sua comida contenha o máximo possível de aminoácidos essenciais. Além disso, você tem que confiar em combinações que juntas resultam em fontes fortes de proteína.
Outros alimentos com proteínas
Pratos de peixe com salada de vegetais – tem um sabor delicioso e é muito saudável
Benefícios das proteínas vegetais
Ao escolher uma dieta baseada principalmente ou inteiramente em proteínas vegetais, você pode reduzir o consumo de produtos de origem animal. Isso traz não apenas benefícios morais, mas também para a saúde.
Muitas pessoas conseguiram reduzir a pressão arterial dessa forma. Também reduz o risco de doença renal e osteoporose.
Uma dieta com proteínas predominantemente vegetais é ótima se você deseja fazer profilaxia do sistema gastrointestinal.
Dieta saudável para veganos