Por que os grãos de cedro são saudáveis? – Fatos interessantes sobre os cedros siberianos
O cedro siberiano pode ser corretamente chamado de árvore nacional da Rússia, porque é claro que ele cresce quase que exclusivamente na Rússia – nos Urais, na Sibéria, na região de Altai. Apenas 1% da área total das florestas de cedro está no território da República Popular da Mongólia. O cedro é o esplendor e o orgulho das florestas russas. É especialmente bonito quando em flor, quando a cabeça da flor masculina carmesim brilha intensamente contra o fundo dos ramos verdes escuros. Além de sua beleza, os cedros siberianos ainda têm muito a oferecer. Se despertamos seu interesse, continue lendo e você encontrará abaixo informações úteis sobre os grãos de cedro e seus benefícios para a saúde …
Os cedros siberianos têm muitos benefícios
Que tipo de árvore é o cedro siberiano?
O cedro siberiano (mais precisamente, o pinheiro cedro siberiano) é extremamente resistente e pode ser encontrado bem ao norte. Os cedros podem ser encontrados nas regiões de Arkhangelsk e Murmansk, na ilha de Valaam no Lago Ladoga e nas Ilhas Solovetsky no Mar Branco.
O cedro pode até ser encontrado no Círculo Polar Ártico e cresce no solo permafrost.
Os cedros siberianos são árvores muito resistentes
Os cedros melhoram a qualidade do ar, conferem-lhe poderes curativos. Os óleos essenciais contidos nas agulhas de cedro, que lhes conferem um aroma fino, têm efeito bactericida. O ar nas florestas de cedro é praticamente livre de germes. As propriedades antimicrobianas das florestas de cedro tornam esta espécie muito valiosa para o plantio em áreas de lazer, jardins e parques da cidade. Isso ocorre principalmente porque o cedro siberiano é mais resistente do que outras coníferas à fumaça e outros poluentes que entram no ar de uma cidade.
As agulhas de cedro contêm óleos essenciais que matam as bactérias
Por que os grãos de cedro são saudáveis??
No entanto, o principal valor do cedro siberiano são seus grãos. Os grãos de cedro contêm 61% de óleo, 20% de proteína, 12% de carboidratos.
Na Rússia, os grãos de cedro já eram um produto de exportação na época de Ivan, o Terrível. E em 1786 o acadêmico P. S. Pallas escreveu: “Na Suíça, as nozes de cedro são usadas nas farmácias; deles é feito um leite, que é prescrito para doenças da mama…. Devido ao seu óleo delicado e ligeiramente balsâmico, são melhores do que as amêndoas. É por isso que se afirma que são usados por pessoas com consumo … ”
Os grãos de cedro são saudáveis?
Durante muito tempo, na Sibéria e nos Urais, extraiu-se do miolo das nozes de cedro um óleo com sabor e propriedades nutritivas de elevada qualidade. É facilmente assimilado pelo organismo e é rico em vitaminas e minerais. Muitas vezes supera as melhores variedades de azeite. Os siberianos também preparam um creme à base de plantas com grãos de cedro. Seu conteúdo de gordura é o dobro do creme de leite. O valor do óleo de kernel de cedro é conhecido não apenas por chefs, mas também por artistas. Muitos mestres famosos o usaram para afrouxar suas cores.
Óleo de semente de cedro – um produto muito valioso
Os grãos de cedro contêm uma grande quantidade de vitaminas, principalmente vitamina E. Isso também é conhecido pelo nome de tocoferol, que significa “dar à luz uma prole” do grego. Nos anos em que os grãos de cedro são abundantemente colhidos, não é de admirar que a fertilidade dos sabres e dos esquilos aumente significativamente. Os grãos também contêm vitamina A, complexo de vitaminas do grupo B, vitamina D e oligoelementos importantes para o corpo humano: manganês, cobalto, zinco e cobre. Há pesquisas mostrando que as nozes aliviam a pressão alta e a arteriosclerose. A casca das nozes também pode ser usada na medicina popular. Uma infusão feita de grãos de cedro é muito eficaz para hemorróidas e depósitos de sal.
As propriedades medicinais das agulhas de cedro, que são ricas em ácido ascórbico – vitamina C -, potássio e oligoelementos também são conhecidas.
Saúde da natureza
A resina de cedro, conhecida em russo como zhivitsa (resina de cedro), é de grande valor. Contém cerca de 30% de terebintina, que é utilizada como desinfetante e matéria-prima para a fabricação de cânfora. Os habitantes da Sibéria e dos Urais há muito usam essa resina para tratar feridas purulentas, furúnculos, cortes e queimaduras. Agora foi estabelecido que a resina de cedro realmente tem propriedades bactericidas. Em tempos de guerra, foi usado com sucesso nos hospitais para tratar os feridos.
A resina de cedro também é valiosa porque, ao contrário da resina de pinheiro, não cristaliza por muito tempo e não perde suas propriedades bactericidas.
A resina de cedro pode ser usada para tratar feridas
A madeira de cedro também possui propriedades bactericidas. Não há traças em guarda-roupas de cedro, enquanto as abelhas gostam de se estabelecer em colméias de cedro. Graças às suas boas propriedades de ressonância, o cedro é amplamente utilizado na fabricação de instrumentos musicais.
Souvenir de cedro
As florestas de cedro também são ricas em outras culturas. Além de cranberries, mirtilos, framboesas e rosa canina, plantas medicinais como Rhodiola rosea (raiz de ouro) e Leuzea carthamoides (raiz de maral) também são comuns lá.
Cultive um cedro siberiano em seu próprio jardim. Com sua beleza e todos os tipos de propriedades medicinais, ela agradará não só a você, mas também a seus netos e bisnetos.
Beneficie-se dos benefícios para a saúde dos grãos de cedro