Bolo de Natal da Escócia – tradicionalmente preparando bolo Dundee
Você já ouviu falar dos tradicionais pregos escoceses? É um bolo de Natal que se costuma comer na hora do chá. Em termos de aparência, é imediatamente reconhecível pela sua caramelização escura e as típicas amêndoas dispostas concentricamente. Desde a primeira mordida neste bolo maravilhosamente aromático e delicioso, você pode entender rapidamente porque o bolo Dundee é um dos tesouros culinários da Escócia. Além disso, é também um dos bolos favoritos da Rainha Elizabeth II e Winston Churchill. Hoje em dia existem infinitas variações do bolo Dundee com muitas combinações diferentes de ingredientes e métodos de preparação. No artigo de hoje, no entanto, vamos compartilhar com vocês a receita original do bolo Dundee, e também contar um pouco sobre sua emocionante história. Apenas continue a ler!
Um tradicional bolo de Natal da Escócia, a melhor alternativa ao stollen
Este bolo pode ser feito e apreciado durante todo o ano
Até a Rainha é uma grande fã do bolo Dundee
Breve História do Bolo Dundee
Embora as origens exatas do bolo Dundee original não sejam claras, muitos historiadores acreditam que remonta ao século 17 e é atribuído à Rainha Maria I da Escócia. O monarca não era um grande fã do tradicional bolo do medo, popular na época. A cozinheira da corte, portanto, fez um bolo para ela que continha apenas passas, sultanas e amêndoas, mas também um ingrediente único que diferenciaria para sempre a sobremesa de qualquer outra pessoa – laranjas amargas. Essas frutas foram importadas da Espanha para a cidade portuária escocesa de Dundee na época. O bolo fez sucesso e foi batizado com o nome da prefeitura. Os bolos Dundee foram comercializados pela primeira vez ao público no século XVIII. Hoje, eles estão entre os bolos de chá mais populares da Grã-Bretanha.
Um bolo de natal com uma origem emocionante
Você pode, é claro, adicionar outras frutas ao seu bolo Dundee
Um jardim ou chá fica totalmente incompleto sem este bolo
A receita original do bolo Dundee
Muitas variações da receita original foram feitas desde o século XVIII. Tradicionalmente, além dos ingredientes básicos de cada bolo (farinha, manteiga, açúcar, ovos, fermento e sal), os únicos outros ingredientes de um Dundee autêntico são passas, sultanas, amêndoas, casca de laranja amarga e geléia. Nenhuma outra fruta cristalizada ou seca é adicionada, nenhum tempero e nenhum rum ou conhaque, que são típicos do Stollen alemão e do bolo de frutas inglês.
O que diferencia o bolo Dundee de todos os outros bolos de chá é seu sabor único de laranja agridoce – todos os outros ingredientes devem enfatizar isso. Um verdadeiro Dundee é um bolo fofo com um sabor delicado que é o complemento perfeito para a hora do chá. É surpreendentemente fácil de fazer, desde que você tenha todos os ingredientes à mão e pode ser consumido no mesmo dia. Para um bolo Dundee feito com a receita original, tudo que você precisa é:
- 175 g de manteiga amolecida
- 175 g de açúcar mascavo
- 3 ovos grandes em temperatura ambiente
- Casca de uma laranja amarga
- 5 colheres de sopa de geléia de laranja amarga
- 225 g de farinha multiuso
- 40 g de farinha de amêndoa
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Uma pitada de sal
- 200 g de passas e sultanas
- 20-25 amêndoas descascadas inteiras
O bolo assa mais rápido em formas menores
Vale a pena saber: A cor da caramelização externa muda dependendo da escolha da fruta
Instruções passo a passo da receita:
Para começar, unte uma assadeira de 20 cm com manteiga ou forre com papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 140 graus. Enquanto isso, bata o açúcar e a manteiga em uma tigela grande até obter um creme leve e cremoso. Aos poucos, acrescente os ovos com uma colher de chá de farinha para evitar que grudem. Adicione a casca de laranja e a geléia e bata bem.
Peneire a farinha, o fermento, o sal e a farinha de amêndoa em uma tigela e mexa. Junte os ingredientes secos aos molhados e misture bem para que a massa fique bem arejada. Por fim, junte as passas e as sultanas. Despeje a massa na assadeira preparada e alise-a. Disponha as amêndoas em círculos concêntricos no bolo.
gorjeta: Você também pode escaldar facilmente as amêndoas. Para fazer isso, coloque as nozes em água fervente e deixe-as de molho por cerca de um minuto. As películas então escorregam assim que são peneiradas.
Não há necessidade de comprar amêndoas com casca
Coloque o bolo na grelha do meio do forno e leve ao forno por 1:30 a 2 horas ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Se o bolo dourar muito rapidamente, mas ainda estiver cru por dentro, cubra-o rapidamente com um pouco de papel alumínio. Retire o bolo assado da assadeira após cerca de 10 minutos e deixe esfriar completamente.
O bolo Dundee é servido melhor na hora do chá ou com o café da manhã. Para um visual festivo de Natal, você pode polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro ou molho de baunilha caseiro sobre ele. bom apetite!
Molho de baunilha combina muito bem com o sabor agridoce do bolo Dundee
Com um pouco de xarope de conhaque, o Dundee tem gosto de maçapão
Muffins de frutas para levar
Sem geleia? Você também pode fazer isso sozinho – Receita aqui!
Bolo de natal para desfrutar