Design da cadeira Arne Jacobsen – a reinterpretação de designers de móveis conhecidos
A série de cadeiras Arne Jacobsen inclui designs de Zaha Hadid
Já se passaram 60 anos desde que a famosa série de sete cadeiras Jacobsen foi criada. Naquela época eles foram criados pelo designer Fritz Hansen. Ao contrário de muitos outros modelos, esta série não foi criada para uma ocasião específica. Tratava-se de usá-los em diferentes contextos.
É assim que funcionou na prática. As cadeiras foram usadas em diferentes ocasiões por um longo período de tempo.
Primeira classe, design minimalista
A reinterpretação
Por ocasião do 60º aniversário, a série foi reinterpretada por alguns dos designers mais famosos do mundo. Zaha Hadid também participou. O outro nome particularmente famoso é Bjarke Ingels. Os outros designers do projeto são Carlos Ott & Carlos Ponce de León, Jean Nouvel, Jun Igarashi, Neri & Hu, Snøhetta. As cadeiras Arne Jacobsen reinterpretadas foram mostradas em uma exposição itinerante em muitos locais diferentes.
Os clássicos do design da série 7
A inauguração ocorreu no Museu do Design em Ghent em 14 de julho de 2015.
Cadeira Arne Jacobsen, interpretada por Bjarke Ingels Group (BIG)
O foco estava no material da cadeira. Neste caso, a cadeira Arne Jacobsen foi criada a partir de um folheado multicamadas. A interpretação da linguagem formal do original é extremamente sutil.
O novo modelo possui quinze camadas sobrepostas, um único assento e encosto
As cadeiras recém-interpretadas podem ser confortavelmente empilhadas umas sobre as outras
A interpretação de Zaha Hadid da cadeira Jacobsen
Zaha Hadid viu a série original como uma expressão dinâmica e contínua de estrutura e suportes. Ela expressou isso claramente por meio de sua reinterpretação. A base da cadeira consiste em uma única haste redonda. O assento mostra um caráter escultural que se curva suavemente para baixo no meio. O material é contraplacado pintado de verde super original. Apesar das nuances pastel selecionadas, ela parece bastante ousada. Isso ocorre porque espera-se um sombreamento absolutamente neutro com uma forma tão suave.
Verde fresco se encaixa perfeitamente aqui
Neri & A interpretação de Hu da cadeira de Arne Jacobsen
Neri & Em sua reinterpretação, Hu pegou o elemento da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, sua versão é sobre comunicação. Você converteu um modelo único em duplo.
A ideia é que duas pessoas possam sentar ao mesmo tempo
A interpretação de Jun Igarashi da cadeira Jacobsen
Jun Igarashi viu este projeto como uma oportunidade de integrar materiais de construção em um projeto de design de móveis. A relação com alguns de seus projetos anteriores é muito clara. A conexão com ‘House M’ e ‘Rectangle of Light’ é particularmente clara. Madeira residual foi usada como material.
Na aparência monocromática, foram usados acentos coloridos no assento e nas pernas
A elegante criação de Jean Nouvel em preto e branco
A interpretação de Jean Nouvel de uma das cadeiras Arne Jacobsen é fundamental para sua própria obra. De acordo com muitos críticos, sua interpretação das cadeiras Arne Jacobsen pode ser vista como uma assinatura.
Os contrastes e justaposições são marcantes para a modelo e para toda a sua obra. Reconhecer o modelo de papel é fácil. O balanço original da cadeira foi mantido e é imediatamente reconhecível.
Cadeira elegante com design de Snøhetta
Snøhetta representa uma reinterpretação que difere muito daquela do grupo de designers. É uma cadeira ao ar livre. Ele é conhecido por ter a habilidade de separar as pernas da cadeira principal.
Carlos Ott & Carlos Ponce de León
O estofamento cobre cerca de metade da cadeira neste modelo. Isso cobria o assento e também parcialmente o encosto. A coisa toda foi projetada de forma a trazer à tona a anatomia da cadeira existente.
Estas cadeiras são particularmente adequadas para salas maiores