Como tornar sua casa à prova de crianças – as dicas mais importantes para proteger pequenos exploradores
É um momento emocionante quando sua queridinha começa a engatinhar e sai em passeios de descoberta por salas e corredores. Para você, no entanto, isso também significa duas vezes mais atenção e vigilância. Porque os pequenos já são relativamente rápidos, mas ainda têm habilidades motoras pouco desenvolvidas e não conseguem enxergar tão bem quanto os adultos. Já é tempo de tornar sua casa à prova de crianças, tomando todas as precauções de segurança necessárias em suas próprias quatro paredes. Abaixo, você pode ler onde se escondem os maiores perigos para bebês e crianças pequenas e como você pode evitá-los.
Apartamentos ou casas modernas, por mais agradáveis e aconchegantes que sejam, escondem muitos perigos para os pequenos aventureiros que nós, adultos, muitas vezes não percebemos imediatamente. Para isso definitivamente vale a pena dicas práticas a este respeito e implementá-los em sua própria casa. Também ajuda a explorar cuidadosamente cada cômodo e canto da perspectiva de uma criança. É melhor ficar de quatro pelo menos mentalmente e colocar-se no estado de uma criança que engatinha ou já corre. Lá você certamente encontrará muitos obstáculos e riscos de lesões que, de outra forma, não teria notado.
Soquetes, cabos e co "desarmar"
Um dos dispositivos de proteção mais importantes que você definitivamente deve levar em todas as salas é a proteção de soquete. Já existem diferentes versões para isso, tanto para tomadas como para distribuidores de energia de todos os tipos.Uma solução muito boa e econômica são os insertos especiais que podem ser simplesmente colados na tomada. Os adultos não têm problemas para conectar o plugue girando-o ou empurrando-o. No entanto, crianças pequenas e bebês não podem fazer isso, o que significa que estão bem protegidos de choques elétricos perigosos. Dispositivos que você usa brevemente, como secadores de cabelo e aspiradores de pó, devem ser guardados com segurança imediatamente após o uso. Isso também se aplica a todos os carregadores possíveis para laptops e telefones celulares. Você também deve manter os cabos seguros. Esconda todos os cabos pendurados ou caídos no chão, ou prenda-os com clipes especiais ou cola. Em geral, mantenha os aparelhos elétricos fora do alcance dos mais pequenos e retire-os da tomada.
Equipar a cozinha para crianças
Como regra, o nível de alerta mais alto se aplica à cozinha. O quarto é menos adequado para bebês e crianças pequenas, mas eles são freqüentados com frequência e alegremente. Há muito para descobrir e muitas vezes tem um cheiro tão delicioso. Quase não é possível negar o acesso das crianças à cozinha. É muito mais prático equipá-los com diferentes dispositivos de proteção. Além da proteção do soquete, um protetor de fogão é particularmente indispensável aqui. Isso evita possíveis lesões aos mais pequenos ao tentar alcançá-los. Também é aconselhável usar apenas as placas que estão localizadas na parte interna do fogão. Um dispositivo de segurança para crianças com barras de travamento para a geladeira e o freezer, bem como a máquina de lavar louça e a máquina de lavar roupa também é essencial, assim como a proteção das gavetas inferiores e dos armários. Você encontra versões diferentes para isso nas lojas, tem até aquelas que funcionam com imãs.
Dê uma olhada em todos os móveis
Infelizmente, muitos móveis costumam representar um risco potencial de ferimentos para crianças pequenas. Estes podem tombar ou a criança pode ferir-se em cantos e arestas afiadas. Para evitar isso, você deve usar proteção de borda. Geralmente é feito de espuma sintética ou silicone e pode ser facilmente fixado nas bordas dos móveis. Isso torna muito mais seguro correr e brincar em casa. Definitivamente, você deve proteger os móveis mais altos, como prateleiras, cômodas ou armários, com um dispositivo anti-tombamento. Os móveis são geralmente fixados à parede com parafusos para que não tombem sobre a criança se forem empurrados ou puxados para cima.
Torne as portas e janelas à prova de crianças
Além disso, é extremamente importante equipar as janelas que a criança já alcance com dispositivos de segurança para crianças ou fechaduras especiais. É melhor remover todos os móveis que estão em frente às janelas para que os mais pequenos não possam subir e se levantar com ainda mais facilidade. É melhor equipar janelas grandes, portas de vidro e outras superfícies de vidro com filme anti-estilhaçamento e adesivos coloridos. Isso significa que são facilmente visíveis para crianças pequenas e não representam um grande perigo de fragmentos quebrados, caso se quebrem. Para garantir que os dedos mínimos não sejam esmagados, é aconselhável equipar todas as portas com travas de porta ou dispositivos de proteção para os dedos adequados . Estes também estão disponíveis como figuras engraçadas de animais ou em cores discretas.
Previna qualquer risco de envenenamento
Produtos de limpeza, cosméticos, remédios, maquiagem, álcool, pontas de cigarro, latas de lixo, plantas venenosas – todas substâncias perigosas para um bebê ou criança pequena. Esses produtos costumam ter uma aparência colorida, cheirar bem e são muito tentadores. Infelizmente, eles podem causar intoxicações agudas e, portanto, não devem cair nas mãos de crianças. Portanto, sempre mantenha esses produtos em armários mais altos ou tranque-os todas as vezes após o uso. Em casos urgentes, um dos numerosos irá ajudá-lo Centros de controle de veneno Na Alemanha.
Não se esqueça das escadas e do jardim
Os guardas das escadas são uma necessidade absoluta em uma casa em mais de um nível quando há crianças pequenas. Geralmente são montados na parede no topo das escadas e são uma ótima proteção contra quedas. Se você tem um jardim, não se esqueça dele, pois as crianças adoram brincar ao ar livre. Os perigos potenciais nesta área são piscinas, lagoas de jardim e barris de chuva. Todos eles devem ser bem protegidos com uma cobertura ou cerca especial. Existem ainda dispositivos especiais com alarmes de piscina que são montados diretamente na piscina, que podem servir como proteção adicional. No entanto, nunca deixe crianças pequenas brincarem sem supervisão no jardim, porque pode haver outros perigos à espreita, como plantas venenosas ou utensílios de jardim esquecidos, por exemplo.
E algumas dicas extras para tornar a casa segura para as crianças:
- Prefira trocador sem arestas e com moldura;
- Berços suficientemente seguros;
- Telefones celulares, caixas de música e edredons e brinquedos fofinhos que são muito macios não têm lugar em bebês quando eles estão dormindo;
- Um cercadinho é muito útil se você tiver que ficar fora da sala por alguns minutos ou se tiver animais de estimação e não quiser deixá-los sem vigilância com as crianças;
- grades móveis que você pode colocar em áreas específicas de sua casa, por ex. B. na frente da lareira, são muito práticas;
- Sempre armazene objetos pontiagudos com segurança, coloque-os em prateleiras mais altas ou tranque-os em armários;
- Evite o risco de escorregar, especialmente na casa de banho, com tapetes antiderrapantes – não se esqueça da banheira.
Deixe que nossos experientes especialistas em vida o aconselhem e transforme sua casa em um lugar seguro onde seus filhos possam brincar, engatinhar e engatinhar em paz.