Placas de pintura – 29 exemplos de inspiração, dicas importantes e técnicas de pintura
Há muito tempo que somos fascinados pela pintura e pelo desenho. Muitos o consideram um hobby de meditação ou simplesmente uma atividade relaxante e criativa na qual você pode se deixar levar. Pintar objetos diferentes e objetos do cotidiano também é muito divertido e pode até ser visto como arte real. Além de pedras, vasos de flores, vasos e xícaras, você também pode pintar pratos de porcelana ou cerâmica. Você não precisa ser avançado para tentar. Dê uma olhada abaixo para ver quais são as técnicas de pintura mais populares para isso e o que mais você deve considerar. Na galeria de imagens, você também encontrará uma ajuda extra de inspiração para seus próprios projetos DIY com placas pintadas.
Placas de pintura com motivos botânicos
Pinte o prato com tinta de porcelana
Algumas tintas de porcelana precisam ser esmaltadas, isto é, queimadas. Mas é ainda mais fácil com uma tinta acrílica à base de água adequada, que você só deixa secar ao ar livre. Existem também tintas para porcelanato que são feitas de resina sintética e só endurecem no forno a baixa temperatura..
Algumas dicas importantes ao pintar placas com tinta acrílica:
- Assim que você não usar mais o hidrocor de cerâmica, cubra-o com uma tampa, mesmo que seja um curto intervalo do trabalho. A ponta pode secar e ficar obstruída.
- As tintas acrílicas são translúcidas, por isso é melhor usá-las em porcelana branca ou de cor clara.
- Se você quiser que a cor seja menos transparente, misture-a com o branco.
- A tinta acrílica é resistente à lavagem na máquina de lavar louça e ao aquecimento no microondas. Observe que esta cor deve ser marcada como não tóxica.
Motivos gráficos em preto e branco para verdadeiros minimalistas
Placas de pintura usando estas 5 técnicas
Existem inúmeras técnicas e maneiras de pintar seus pratos. Aqui, descrevemos brevemente nossos cinco favoritos, que também são perfeitos para iniciantes. Você só precisa de alguns utensílios e as cores e motivos selecionados.
Técnica de pintura nº 1 com pincel
Tradicionalmente pintar placas, ou seja, com pincéis e tintas, é a melhor maneira de criar uma verdadeira obra-prima.
Para fazer isso, você precisará de:
- Pincéis sintéticos artísticos de várias formas e tamanhos;
- Tintas acrílicas à base de água para porcelana e cerâmica.
Primeiro é preciso criar a tinta base, ou seja, desenhar grandes partes da composição que formará sua base. Em seguida, adicione volume e profundidade ao desenho usando cores claras e escuras. E então olhe para os detalhes. No final do trabalho, fixe a cor. Misture cores e brinque com meios-tons para criar cores e efeitos incomuns. Pintar uma placa de cerâmica com um esmalte fosco é mais fácil do que pintar em cerâmica ou vidro brilhante porque a cor é mais espessa e uniforme.
Excelente ideia de pintura para iniciantes e puristas
Estas são as maneiras mais comuns de corrigir a cor:
- Forma natural – deixe secar por um dia normalmente – se você raramente quer usar um prato ou mesmo apenas como decoração.
- Seque a tinta com um secador de cabelo e deixe-a secar naturalmente por 10-12 horas.
- Asse por meia hora a uma temperatura de 150-170 graus, depois deixe os pratos esfriarem sem retirá-los do forno. Após a queima, é aconselhável não lavar a loiça pintada por 20 dias para que a tinta dure mais.
Abaixo você encontrará ideias simples, mas interessantes para pintar placas com pincéis e tintas acrílicas, mesmo para iniciantes.
Os alunos avançados também podem pintar placas sem a pintura de fundo
# 2 técnica de pintura com marcador
Todos nós conhecemos o desenho com marcadores e canetas hidrográficas desde a infância. Com a ajuda de marcações especiais para pintura, você pode decorar de forma rápida e fácil as placas com inscrições, bem como apresentar uma imagem gráfica e bastante detalhada..
Para fazer isso, você precisará de:
- Desengordurante e algodão;
- Canetas de feltro para porcelana em diferentes cores e espessuras.
É tão fácil:
- Não se esqueça de desengordurar a superfície antes de começar a desenhar na louça.
- A regra principal: tente desenhar linhas e contornos da imagem em pequenos traços frequentes. Dessa forma, você tem menos probabilidade de cometer um erro.
- Além disso, tente manter o desenho do geral para o específico.
- Marque o contorno da imagem com antecedência, use um modelo se necessário.
A maioria dos marcadores seca em 24 horas, não precisa ser queimada e não é lavada na máquina de lavar louça.
Que tal uma pena mágica?
# 3 técnica de pintura com estênceis
Outro método que qualquer pessoa pode usar é com estênceis.
Para fazer isso, você precisará de:
- Tintas acrílicas para porcelana e cerâmica ou marcadores para utensílios de pintura, disponíveis em diversas cores e espessuras.
- Pincéis artísticos sintéticos de tamanho apropriado (opcional) ou uma esponja para enxugar;
- Álcool para remover tintas, desengordurante;
- Tudo o que você precisa para desenhar e recortar um estêncil ou molde: papel, cortador, lápis.
É assim que funciona:
Primeiro você precisa desenhar um estêncil ou imprimir um acabado e, em seguida, cortar os buracos com um estilete. Talvez, com essa técnica, apenas essa fase possa ser descrita como trabalhosa. Depois disso, tudo fica muito mais fácil: desengordurar a superfície e colar o estêncil na superfície a ser pintada com fita adesiva.
Então você começa a preencher o padrão do estêncil com a cor. Você pode adicionar acentos, desenhar detalhes ou contornos em sua imagem.
Se você já pintou com tintas acrílicas, pode secá-las naturalmente, com secador de cabelo, ou no forno, seguindo as recomendações acima.
Uma ótima ideia para estênceis são guardanapos de renda feitos de papel ou náilon
# 4 Técnica de pintura com aparência de bolha
Esta é uma técnica única para pintar a cerâmica. É uma espécie de texturização da superfície. Você deve usar água com sabão para esta técnica.
É tão fácil:
- Dilua suas tintas em água com sabão e faça bolhas.
- Deixe essas bolhas assentarem na panela e estourarem sozinhas.
- Quando a tinta seca, você obtém uma bela pintura borbulhante.
Este efeito é ainda mais forte, especialmente em verde e azul
# 5 Técnica de pintura com esponja
Você deve usar diferentes formatos de esponjas nesta técnica. Se você colocar diferentes quantidades de pressão na esponja, você obterá diferentes tipos de texturas. Você pode usar tintas acrílicas ou a óleo para isso. Decida que tipo de desenho você quer no pote. Se você é um iniciante, tente pintar algumas nuvens nele. Assim você entenderá como usar a esponja.
Gorjeta: Para adicionar classe à sua pintura de cerâmica ou porcelana, tente criar um efeito ombre na superfície.
Você pode combinar padrões geométricos com pontos ou outros elementos
Dê uma olhada nos exemplos de inspiração restantes de nossa galeria de imagens e implemente seus próprios projetos. Pintar placas é muito divertido e adequado tanto para iniciantes avançados quanto para iniciantes. É uma atividade criativa que também é frequentemente usada na terapia ocupacional. Desejamos a você muito sucesso e muita diversão!
A técnica de pontos também é popular entre muitos fãs de pintura
Que tal um coração tão colorido, por exemplo?
Ou você prefere uma mistura sutil de padrões?