Antoni Gaudi e seus edifícios atemporais
Com toda a franqueza, o que vem à mente quando você pensa em Barcelona? É esse o nome do gênio da arquitetura espanhola Antoni Gaudi ou você pensa em La Sagrada Família? Talvez já tenha tido a oportunidade de visitar a capital catalã e conhecer de perto os edifícios e obras de arte de Antoni Gaudi. Ou talvez você esteja planejando ir lá e admirar essas maravilhas arquitetônicas no local? Em todo caso, algumas informações adicionais sobre o arquiteto espanhol mais famoso e seus engenhosos edifícios só podem ser úteis. Hoje queremos apresentá-lo ao ícone da arquitetura espanhola. Antoni Gaudi é reconhecido mundialmente como o representante revolucionário da Modernisme Catala e conhecido como um anarquista da arquitetura. Para críticos de arte e turistas, no entanto, é claro que suas obras tiveram uma influência forte e duradoura na arquitetura de Barcelona..
Antoni Gaudi (1852-1926) é um gênio da arquitetura modernista.
-
Antoni Gaudi e sua vida dedicada à arquitetura
Antonio Gaudi nasceu em Reus, Catalunha, em 1852. Quando criança passou muito tempo na oficina do pai, o caldeireiro era igual ao avô e ao bisavô. Lá ele desenvolveu uma boa compreensão do espaço e do volume desde o início, o que serviu de base para seu trabalho posterior.
Infelizmente, Antoni Gaudi estava incapacitado devido a uma doença reumática e, portanto, não podia brincar com seus irmãos e outras crianças. Por isso olhou mais para a natureza e desenvolveu um bom entendimento de sua beleza e harmonia. Isso foi mais tarde refletido em seus edifícios.
Aos 21 anos Gaudí iniciou os seus estudos na escola de arquitectura de Barcelona, onde se formou em 1878. Mesmo durante seus estudos, ele impressionou com sua engenhosidade e designs particularmente interessantes. O diretor da escola de arquitetura comentou sobre seu diploma com as seguintes palavras: “Não sei se demos o título a um louco ou a um gênio, o tempo dirá”.
O diretor estava absolutamente certo! Hoje, as obras de Gaudi falam claramente de sua genialidade.
Mesmo quando estudante, o gênio trabalhou para vários escritórios de arquitetura em Barcelona. Mas depois de formado, sua extraordinária carreira decolou e ele soube se afirmar como arquiteto. Em 1878 ele conheceu o industrial Eusebi Güell, que se tornou seu patrono e patrono. O talentoso arquiteto recebeu dele inúmeras encomendas, que executou de forma brilhante. Essa foi a época dos grandes edifícios. Antoni Gaudi criou importantes obras de arte com o apoio financeiro de Güell, que hoje não só estão entre os pontos turísticos mais interessantes da capital catalã. Eles pertencem ao patrimônio cultural mundial. Por exemplo, o Parque Güell e seis outras obras de Gaudí foram incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1984 e atraem milhões de turistas a Barcelona todos os anos. Porque todo mundo quer ver e admirar o legado arquitetônico de Gaudí.
Gaudi provou seu talento artístico em todos os edifícios.
-
O estilo arquitetônico de Gaudí e suas obras mais importantes
Como um jovem arquiteto, Antoni Gaudi foi inspirado pelo neo-gótico, que era o estilo arquitetônico dominante na época. Mas sua originalidade e imaginação ilimitada rapidamente o levaram a superar essa fase. Ele se voltou para o modernismo, onde se sentiu em seu elemento. As diversas cores da natureza e as formas geométricas atraíram Gaudi fortemente. Em suas obras, ele expressou a beleza da natureza e seu fascínio por ela. Como costuma acontecer com muitos artistas brilhantes, Gaudi não era totalmente compreendido por seus contemporâneos e era frequentemente criticado. Foi somente após sua morte em 1926 que o charme peculiar de seus edifícios foi descoberto e Antoni Gaudi foi declarado o gênio indiscutível da arquitetura espanhola. Apresentamos algumas de suas estruturas famosas a seguir:
La Sagrada Familia é facilmente o edifício mais famoso do arquiteto brilhante
Um edifício único ergue-se no meio de Barcelona e atrai a atenção de todos. Esse é o grandioso Sagrada Familia (A Sagrada Família). Os trabalhos de construção começaram aqui em 1882 e Antoni Gaudi assumiu a gestão da construção. O prédio era sua residência permanente e ele dedicou toda a sua vida a este projeto. A basílica da Sagrada Família é, sem dúvida, a obra de sua vida. Suas formas salientes refletem melhor a visão artística do arquiteto. O edifício combina alguns estilos arquitetônicos. Histórias bíblicas detalhadas podem ser vistas em sua fachada, torres em forma de fuso elevam-se até o céu. Após sua morte em 1926, o engenhoso criador foi enterrado na cripta da Sagrada Família. O imponente edifício permanece inacabado até hoje. A conclusão deve ser concluída no 100º aniversário da morte de Gaudi.
Hoje, o monumento La Sagrada Família é justamente o símbolo de Barcelona.
A Casa Vicens foi encomendada para o rico corretor da bolsa Manuel Vicens.
Essa foi a primeira grande obra independente de Gaudi.
A Casa Calvet foi construída entre 1898 e 1904. O edifício residencial e comercial é considerado o edifício mais convencional de Gaudí.
No entanto, este é o único edifício de Gaudi que foi homenageado com um prêmio oficial.
A Casa de los Botines é agora um museu. A figura de São Jorge, o matador de dragões, pode ser vista na fachada.
São Jorge é o padroeiro de Barcelona e Catalunha.
Palau Güell – inúmeras formas e motivos criativos decoram o edifício.
O interior é tão impressionante.
Antoni Gaudi projetou o Palácio do Bispo em Astorga em estilo neogótico.
A escola do convento das mulheres Theresian – um edifício de Antoni Gaudi.
A Casa Batlló foi construída entre 1904-1906 …
e é construído no estilo Modernisme Catala (modernismo catalão).
O Parque Güell foi criado por Antoni Gaudi entre 1900 e 1914.
Esta é a segunda maior atração de Barcelona depois da Igreja da Sagrada Família e é visitada por cerca de 3 milhões de turistas todos os anos.
Na Casa Mila, as paredes podem ser alteradas individualmente.
O edifício foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1984 como o primeiro edifício do século 20.