Use a água da chuva não só no jardim, mas também em casa
Use a água da chuva não só no jardim, mas também em casa: uma cisterna torna isso possível
Muitos proprietários de jardins concordam que querem usar a água da chuva, que geralmente é em abundância, para regar os canteiros de flores e vegetais no jardim. Quase sempre são utilizados barris de chuva para esse fim, que coletam a água da chuva dos telhados da casa ou do galpão do jardim para que fique pronta para ser regada. Mas os barris de chuva não são a única maneira de coletar a água da chuva em seu jardim e usá-la de maneira sensata. As cisternas são também um investimento sensato do ponto de vista ecológico e irão ajudá-lo a poupar água e dinheiro não só no jardim, mas também na casa. Para que você possa desfrutar de sua cisterna por um longo tempo, você deve se informar de forma abrangente antes de ter um sistema de captação de água da chuva construído em seu jardim. Porque o investimento só vale a pena se a cisterna estiver perfeitamente adaptada às suas necessidades.
Por que você deve usar água da chuva
Cisternas e outros sistemas de coleta de água da chuva sempre foram usados pelos humanos para armazenar água da chuva. Somente quando o abastecimento central de água potável foi assegurado é que os tanques de água caíram no esquecimento neste país. Entretanto, entretanto, a consciência ecológica aumentou novamente e mais e mais proprietários de casas e jardins estão cientes de que a água potável é um bem valioso e caro. Portanto, é uma pena regar flores ou dar descarga. Para sua extração, as águas superficiais ou subterrâneas devem primeiro ser tratadas com alto dispêndio de energia. Em contraste, a água da chuva é abundante e disponível gratuitamente. Com um sistema eficiente de água da chuva, você pode evitar o consumo desnecessário de energia e economizar nas taxas de água e bebida. Mais informações sobre os tópicos de captação de água da chuva e gestão da água da chuva podem ser encontradas no e-book do BENZ24, que pode ser baixado do site. Ele fornece muitas dicas valiosas sobre como economizar água e reduzir as taxas de água residual.
Colete a água da chuva com uma cisterna
Uma cisterna oferece inúmeras vantagens para o aproveitamento da água da chuva
Uma cisterna bem projetada é um investimento de longo prazo e sensato.O preço de compra pode ser alto no início, mas os custos serão amortizados após alguns anos. As cisternas de alta qualidade têm uma vida útil de mais de 50 anos. Tendo em vista que os custos com esgoto e água potável estão constantemente aumentando, investir em uma cisterna é definitivamente vantajoso e voltado para o futuro. Alguns municípios chegam a apoiar financeiramente a construção de um sistema de captação de água da chuva, pois traz muitas vantagens ecológicas.
Se mais proprietários de casas e jardins usarem uma cisterna, menos água subterrânea terá que ser tratada com alto custo. Esta é uma grande vantagem, especialmente em regiões onde os recursos hídricos subterrâneos são bastante baixos de qualquer maneira. Ao mesmo tempo, uma cisterna serve como tanque de retenção das águas superficiais, que não podem vazar ou escoar, quando chove forte. Em áreas que são frequentemente afetadas por inundações, você está dando uma contribuição valiosa para a proteção ambiental com uma cisterna.
Mas o aproveitamento da água da chuva tem outra vantagem, pois é isento de calcário. Nas regiões da Alemanha onde a dureza da água potável é alta, o uso da água da chuva compensa duas vezes: menos pedra de urina se acumula nos vasos sanitários, o consumo de detergente da máquina de lavar diminui e as serpentinas de aquecimento não podem calcificar. Além disso, muitas plantas também preferem água da chuva sem cal.
Como funciona a cisterna
O funcionamento da cisterna é o seguinte: toda a chuva que cai na cobertura é direcionada para as calhas e desce pelos canos de queda. Existe um filtro de água da chuva no solo ou nos encanamentos. Ele remove mecanicamente as partículas maiores de sujeira da água. A água da chuva então flui para a cisterna e pode ser armazenada lá.
As cisternas modernas têm um indicador de nível que sempre informa a quantidade de água no tanque. Quando a cisterna está cheia, um transbordamento garante que o excesso de água escoe e seja drenado para o esgoto ou escoe para um revestimento feito de cascalho. Com a bomba da cisterna, a água da cisterna é bombeada de tal forma que chega à chamada tubulação de água de serviço através da extração flutuante. Todos os dispositivos de consumo da casa – como a máquina de lavar e o banheiro – bem como a irrigação do seu jardim estão conectados a ele.
Preços médios para cisternas
O preço de uma cisterna depende de seu tamanho. Os modelos com capacidade para 2.000 litros custam cerca de 600 euros. Por outro lado, cisternas muito grandes podem custar vários milhares de euros. No cálculo do preço, no entanto, deve-se levar em conta não só a própria cisterna, mas também os custos de aquisição do filtro de chuva, bomba e demais acessórios.
O tamanho ideal da cisterna é importante
Se a cisterna for muito pequena, a água transbordará muito rapidamente. Se, por outro lado, for muito grande, você pagará custos de aquisição desnecessariamente altos. Além disso, a camada flutuante não pode escoar bem, o que piora a função de autolimpeza. O tamanho necessário pode ser feito com um Computador cisterna seja determinado. Depende de quão alto é provável o consumo de água e também de quanta precipitação cai em média.
Fonte da imagem: Otto Graf GmbH